Atualize seu Boleto
A (im)possibilidade de um menor de 16 anos celebrar um contrato de consórcio
Por Syndel Almeida Silveira
28/04/2020

Inicialmente, cabe registrar que um negócio jurídico é valido quando preenchidos alguns critérios como agente capaz, objeto lícito, possível, determinado ou determinável; forma prescrita ou não defesa em lei. No presente parecer dar-se-á enfoque à capacidade do agente.

Para que se possa chegar ao cerne da questão, é indispensável abordar a situação do menor de 16 anos dentro do ordenamento jurídico brasileiro para que, no decorrer do parecer, as informações fiquem esclarecidas.

O primeiro ponto a ser mencionado é que o menor de 16 anos é considerado uma pessoa absolutamente incapaz e isso quer dizer que, por si só, não pode praticar os atos da vida civil. E não pode praticar os atos da vida civil por ser uma pessoa em pleno desenvolvimento, ou seja, ainda encontra limitações psicológicas e imaturidade para tomar decisões plenas sobre a vida civil.

Quando se fala em incapacidade para os atos da vida civil, se quer falar em incapacidade para adquirir direitos e contrair deveres em nome próprio. 

Acontece que o menor de 16 anos, dada sua incapacidade absoluta, recebe representação para a prática dos atos da vida civil. E sobre este assunto, o art. 1.690, do Código Civil estabelece que compete aos pais representar os filhos menor de 16 anos, sendo que na falta de um deles, compete ao outro, com exclusividade.

Ao encontro deste dispositivo legal, cabe mencionar que nos arts. 1.630 ao 1.634, ambos do Código Civil, se preconiza acerca do poder familiar. Destaca-se, os filhos são sujeitos ao poder familiar, quando menores. Poder familiar significa que durante o casamento ou união estável, ambos os pais devem exercê-lo, no entanto, na falta ou impedimento de um deles, o poder familiar será exercido exclusivamente pelo outro. Aprofundando-se um pouco no poder familiar, o art. 1.634, do Código Civil reza que compete a ambos os pais o exercício do poder familiar, qualquer que seja a situação conjugal.


Feitos esclarecimentos preliminares surge a primeira indagação: Tendo vista que compete aos pais o exercício do poder familiar e que ambos os pais representam os filhos menores de 16 anos, poderia apenas um deles representar o filho na celebração de um contrato de consórcio?

De antemão, ressalta-se a inexistência que uma resposta pacífica e consolidada, contudo, o questionamento merece ponderações, inclusive, de caráter histórico.

Parte dos entendimentos são adotados de forma literal ao texto da lei, ou seja, tendo em vista que a redação civil prevê que ambos os pais representam o filho menor de 16 anos, necessariamente, ambos os pais deveriam representá-lo, não sendo possível que apenas um deles, por exemplo, praticasse atos em nome do filho. 

Contudo, este posicionamento merece ser questionado pelas razões agora expostas. Para clarear o direcionamento do parecer, menciona-se o Código Civil de 1.916, conhecido como antigo código. 

Pois bem. O primeiro levantamento é que o Código Civil de 1.916 apresentava uma postura completamente patriarcal. Tanto é verdade que, na época, não havia se falar em poder familiar e sim pátrio poder. O pátrio poder era exercido pelo marido, tido como chefe familiar, e somente na ausência dele é que a mulher assumia o pátrio poder. Não bastasse, os filhos estavam sujeitos ao pátrio poder, enquanto menores. Ainda, o pai era responsável em administrar os bens do filho e a figura materna surgia somente na ausência do pai. Não restam dúvidas de que o homem estava no topo das relações. Entre outras realidades da época.

A partir disso, a Constituição Federal de 1988, no art. 226, §5º, definiu que “os direitos e deveres referentes à sociedade conjugal são exercidos igualmente pelo homem e pela mulher”. Veja-se que aqui houve um conflito com a legislação civil que até então enaltecia a figura masculina. 

Mas não é novidade que a Constituição Federal é a lei maior e que deve haver a constitucionalização das demais leis, ou seja, as leis devem ser analisadas e interpretadas à luz da Constituição Federal. 

E foi exatamente o que aconteceu com a entrada em vigor do Código Civil de 2002. Já da exposição de motivos, percebe-se o reconhecimento de que a legislação civil de 1.916 estava em desacordo com a realidade social.

É por isso que quando se analisa artigos como o 1.630 a 1.634 ou até mesmo o 1.690 do Código Civil de 2002 e depara-se com as expressões como “compete aos pais” e “ambos os pais”, é razoável que haja uma interpretação extensiva.

A intenção do Código Civil de 2002, em conformidade com a Constituição Federal, foi de dar tratamento igualitário à figura da mulher, mãe e esposa dentro do agora chamado poder familiar. Reflita-se que ao ser conferida nova redação, houve a inclusão da mulher e, por consequência, conferida autonomia a esta para que também tomasse decisões familiares. 

Ainda que com escassez localizou-se algumas jurisprudências em sentido semelhante, pelo que cita-se:

''DIREITO CIVIL – RETIFICAÇÃO DO REGISTRO CIVIL AJUIZADA POR MENOR REPRESENTADO POR SUA MÃE – INCLUSÃO DO SOBRENOME MATERNO – DECISÃO QUE DETERMINOU A REGULARIZAÇÃO DA REPRESENTAÇÃO PROCESSUAL POR AMBOS OS PAIS – INCONFORMISMO – DEFEITO DE REPRESENTAÇÃO AUSENTE – MÃE TITULAR DO PODER FAMILIAR E DA GUARDA DO MENOR – ACOLHIMENTO – HIPÓTESE QUE NÃO IMPORTA ALTERAÇÃO DO NOME – DECISUM REFORMADO – RECLAMO PROVIDO. (TJSC - AgIn 2013.021566-3 - 2.ª Câmara de Direito Civil - j. 17/10/2013 - julgado por Antônio do Rêgo Monteiro Rocha - Área do Direito: Família e Sucessões)''

Por ser valioso, colhe-se trechos do corpo deste acórdão para melhor corroborar com a fundamentação aqui prestada:

Nelson Nery Junior e Rosa Maria de Andrade Nery, em comentário ao dispositivo supra, lecionam o seguinte:

"De acordo com a CF 226 § 5º, o poder familiar é exercido igualmente pelo pai e pela mãe (CC (LGL\2002\400) 1631 caput; ECA (LGL\1990\37) 21). Estando no exercício do poder familiar, qualquer um dos dois, sozinho, pode ser representante ou assistente do filho absoluta ou relativamente incapaz" (Código de Processo Civil comentado e legislação extravagante, 10ª ed., São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2007. p. 190, nota n. 3).''

E mais: 

Se é verdade que o menor é representado por ambos os genitores, tal fato não significa que essa representação deva ser simultaneamente. Ao contrário, a representação do menor pode ser alternada, ou através da mãe do menor, ou por intermédio do pai deste, em casos em que haja impossibilidade de um deles não comparecer em juízo.

A propósito, a Constituição Federal de 1988 proíbe quaisquer discriminações, seja qual for a origem, incluindo-se nessa relação protetiva dos direitos humanos a igualdade entre os sexos e a igualdade de direitos e obrigações entre os pais dos menores.

Agora, é bem verdade que o tema não é pacificado e existem julgados em sentido contrário, utilizando-se como fundamentação a necessidade de ambos os pais representarem os menores absolutamente incapazes quando da celebração de um negócio jurídico, para, inclusive, anular o negócio jurídico por entender que a ausência de ambos representantes acarreta na incapacidade absoluta do agente para praticar negócios jurídicos. 

Como o tema não é consolidado há insegurança jurídica sobre a temática, contudo, há fundamentação disponível e casos julgados que permitem suscitar a validade do negócio jurídico e a capacidade do agente ainda que representado somente por um dos genitores, pelas razões expostas acima. Aliado a isso, também é possível arguir-se que a celebração do negócio jurídico atende aos interesses do menor que apesar da tenra idade, mediante representação, está buscando a aquisição de patrimônio e uma melhor condição econômica.

Daí, surge-se outro questionamento? A representação de menor absolutamente incapaz encontra limitações?

Certamente, sim. Os pais na qualidade de representantes dos filhos não podem alienar, ou gravar de ônus real os imóveis dos filhos, nem contrair, em nome deles, obrigações que ultrapassem os limites da simples administração, salvo por necessidade ou evidente interesse da prole, mediante prévia autorização do juiz.

Logo, a celebração de negócio jurídico para aquisição de carta de crédito em consórcio não estaria ultrapassando qualquer limite de administração e ainda atende ao interesse do menor. 

Agora, frisa-se, porque importante, que havendo a contemplação da carta de crédito para que houvesse a alienação do bem, seria indispensável autorização judicial.

Assim, conclui-se que como a matéria não é consolidada no âmbito da justiça, como forma de segurança jurídica, sugere-se que contratos de consórcio celebrados por menores tenham ambos os pais como representantes. 

Agora, casos em que já tenham havido a celebração do contrato de consórcio por menores representados por apenas um dos genitores, é possível a discussão judicial e o risco de, eventualmente, o negócio jurídico ser considerado nulo. 

Por fim, casos em que haja a contemplação da carta de crédito em contrato celebrado por menores, ainda que representado, é indispensável que haja a autorização judicial para que os pais possam alienar o bem, assim com gravar com ônus real.

Veja Mais

26/04/2024 - Por Ariany Cristini dos Santos
Roda de conversa na OAB sobre adequação das empresas às regras incluidas pela lei 14.457/2022 (CIPA + A)

A Dra. Ariany esteve presente na roda de conversa na OAB sobre adequação das empresas às regras incluidas pela lei 14.457/2022 ...

24/04/2024 - Por Syndel Almeida Silveira
DIVÓRCIO EXTRAJUDICIAL UNILATERAL: uma análise do novo instituto previsto no anteprojeto do Código Civil.

DIVÓRCIO EXTRAJUDICIAL UNILATERAL: uma análise do novo instituto previsto no anteprojeto do Código Civil. O presente pare...

28/03/2024 - Por Ariany Cristini dos Santos
Discussão sobre a aplicação da súmula 375 do stj nas execuções trabalhistas e a entrada em vigor da lei n.º 14.825/2024

DISCUSSÃO SOBRE A APLICAÇÃO DA SÚMULA 375 DO STJ NAS EXECUÇÕES TRABALHISTAS E A ENTRADA EM VIGOR DA LEI N.º 14.825/2024&n...

22/02/2024 - Por Gabriela Campos dos Reis
Causas acima de 40 salários-mínimos podem ser processadas pelo rito do juizado especial cível sem importar em renúncia ao crédito excedente?

CAUSAS ACIMA DE 40 SALÁRIOS-MÍNIMOS PODEM SER PROCESSADAS PELO RITO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL SEM IMPORTAR EM RENÚNCIA AO CR...

22/02/2024 - Por Luara Corrêa Pereira Provesi
Marco legal das garantias autoriza a busca e apreensão extrajudicial de veículos

MARCO LEGAL DAS GARANTIAS AUTORIZA A BUSCA E APREENSÃO EXTRAJUDICIAL DE VEÍCULOS      Com promulgaç...

22/02/2024 - Por Veridiana Toczeki Santos
Estudo de caso: Partilha de bens em inventário no caso de cônjuge sobrevivente casado em separação obrigatória de bens

Estudo de caso: Partilha de bens em inventário no caso de cônjuge sobrevivente casado em separação obrigatória de bens ...

15/12/2023 - Por Luiza Schmitt
A possibilidade de penhora de quotas em sociedade limitada unipessoal

Segundo Mauro Penteado[1], o capital social caracteriza-se pela fixidez, é formado com as contribuições dos sócios quando da...

15/12/2023 - Por Felipe Probst Werner
Tema: PL 24/2023 (Itajaí/SC) – Condomínio de Lotes.

Trata-se de estudo jurídico acerca do projeto de Lei 24/2023 que atualmente tramita na Câmara de Vereadores de Itajaí e que p...

17/11/2023 - Por Talita Pedrosini
A utilização da taxa SELIC como índice de correção monetária em contrato de compra e venda de imóvel

A utilização da taxa SELIC como índice de correção monetária em contrato de compra e venda de imóvel O presente parec...

17/11/2023 - Por Isaque Tolentino Teixeira
A possibilidade de revisão contratual pelo fiador que se obrigou como principal pagador

A possibilidade de revisão contratual pelo fiador que se obrigou como principal pagador Este parecer visa a análise do con...

27/10/2023 - Por Luara Corrêa Pereira Provesi
Habilitação de crédito contra herdeiro em processo de inventário.

Habilitação de crédito contra herdeiro em processo de inventário. O artigo 642 do Código de Processo Civil prevê dispõ...

27/10/2023 - Por Syndel Almeida Silveira
A Possibilidade de cumulação dos ritos da prisão e da expropriação de bens no cumprimento de sentença de obrigação alimentar

A POSSIBILIDADE DE CUMULAÇÃO DOS RITOS DA PRISÃO E DA EXPROPRIAÇÃO DE BENS NO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA DE OBRIGAÇÃO ALIMEN...

25/10/2023 - Por Veridiana Toczeki Santos
Análise sobre a doação com reserva de usufruto como forma de planejamento sucessório e a tributação incidente em Santa Catarina

Análise sobre a doação com reserva de usufruto como forma de planejamento sucessório e a tributação incidente em Santa Cat...

29/09/2023 - Por Ariany Cristini dos Santos
Discussão sobre a possibilidade de inclusão de empresa integrante de grupo econômico no polo passivo da execução trabalhista.

DISCUSSÃO SOBRE A POSSIBILIDADE DE INCLUSÃO DE EMPRESA INTEGRANTE DE GRUPO ECONÔMICO NO POLO PASSIVO DA EXECUÇÃO TRABALHISTA...

24/08/2023 - Por Gabriela Campos dos Reis
Restrições ao direito de arrependimento

Restrições ao direito de arrependimento O Código de Defesa do Consumidor (CDC), em seu art. 49, caput, garante ao consum...

24/08/2023 - Por
Responsabilidade Civil dos Corretores de Imóveis

Responsabilidade Civil dos Corretores de Imóveis  A responsabilidade civil dos corretores de imóveis diz respeito à obri...

31/07/2023 - Por Felipe Probst Werner
A data do cálculo para colação da doação inoficiosa

A DATA DO CÁLCULO PARA COLAÇÃO DA DOAÇÃO INOFICIOSA       Em fevereiro de 2021 escrevi um parecer i...

23/06/2023 - Por Isaque Tolentino Teixeira
O desconto concedido aos inadimplentes do fies por via da mp 1.090/21 e da lei 14.375/22 e a questão da sua aplicação aos adimplentes

O DESCONTO CONCEDIDO AOS INADIMPLENTES DO FIES POR VIA DA MP 1.090/21 E DA LEI 14.375/22 E A QUESTÃO DA SUA APLICAÇÃO AOS ADI...

23/06/2023 - Por Talita Pedrosini
A (in)segurança das assinaturas eletrônicas nos contratos de locação

A (IN)SEGURANÇA DAS ASSINATURAS ELETRÔNICAS NOS CONTRATOS DE LOCAÇÃO Com o avanço das tecnologias digitais, é inquest...

19/05/2023 - Por Syndel Almeida Silveira
Contrato de namoro como instrumento de proteção patrimonial

CONTRATO DE NAMORO COMO INSTRUMENTO DE PROTEÇÃO PATRIMONIAL Este parecer tem o objetivo de analisar os relacionamentos af...

19/05/2023 - Por Luara Corrêa Pereira Provesi
Revisão da vida toda.

Revisão da Vida Toda. Atualmente, muito se tem falado sobre uma nova modalidade de ação revisional no Direito Previdenci...

20/04/2023 - Por Ariany Cristini dos Santos
A estabilidade provisória e o empregado candidato para eleição da CIPA

A ESTABILIDADE PROVISÓRIA E O EMPREGADO CANDIDATO PARA ELEIÇÃO DA CIPA A criação de Comissão Interna de Prevenção de...

24/03/2023 - Por Gabriela Campos dos Reis
Ordem de intimação para impulso processual sob pena de extinção é ato de mero expediente ou ato jurisdicional privativo de magistrado?

Ordem de intimação para impulso processual sob pena de extinção é ato de mero expediente ou ato jurisdicional privativo...

24/03/2023 - Por
A (im)possibilidade de usucapir imóvel urbano com mais de 250m²

A(IM)POSSIBILIDADE DE USUCAPIR IMÓVEL URBANO COM MAIS DE 250m² A legislação brasileira permite que um indivíduo adqu...

08/02/2023 - Por
SNIPER: A Nova ferramenta de investigação patrimonial

SNIPER: A NOVA FERRAMENTA DE INVESTIGAÇÃO PATRIMONIAL  No dia 16 de agosto de 2022, o Conselho Nacional de Justiça (...

31/01/2023 - Por Felipe Probst Werner
Adjudicação Compulsória extrajudicial e o silêncio do promitente vendedor.

ADJUDICAÇÃO COMPULSÓRIA EXTRAJUDICIAL E O SILÊNCIO DO PROMITENTE VENDEDOR      Adjudicar é palavra ...

31/01/2023 - Por Felipe Probst Werner
Adjudicação Compulsória extrajudicial e o silêncio do promitente vendedor.

ADJUDICAÇÃO COMPULSÓRIA EXTRAJUDICIAL E O SILÊNCIO DO PROMITENTE VENDEDOR      Adjudicar é palavra ...

19/01/2023 - Por Talita Pedrosini
A (des) necessidade de apresentação de CND do vendedor na compra de imóvel.

A (des) necessidade de apresentação de CND do vendedor na compra de imóvel.  Ao pretender adquirir um bem imóvel, c...

25/11/2022 - Por
Possibilidade de quebra de sigilo bancário na execução civil

POSSIBILIDADE DE QUEBRA DE SIGILO BANCÁRIO NA EXECUÇÃO CIVIL     A execução civil pode ser conceituada ...

09/11/2022 - Por Ariany Cristini dos Santos
As despesas decorrentes da prestação de serviços em regime de teletrabalho podem ser arcadas pelo empregado?

AS DESPESAS DECORRENTES DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EM REGIME DE TELETRABALHO PODEM SER ARCADAS PELO EMPREGADO? Com o advent...

25/10/2022 - Por Syndel Almeida Silveira
Da validade Jurídica da partilha de bens realizada mediante instrumento particular.

Da validade Jurídica da partilha de bens realizada mediante instrumento particular. A ruptura de um relacionamento pode ser ...

29/09/2022 - Por Veridiana Toczeki Santos
Da possibilidade da outorga de escritura de compra e venda realizada por promitente vendedor falecido

A promessa de compra e venda é um contrato preliminar ao de compra e venda, em que o promitente comprador do imóvel se obriga a ...

22/08/2022 - Por Talita Pedrosini
O parasitismo marcário e a deslealdade entre não concorrentes

A marca é um sinal distintivo visualmente perceptível que identifica os produtos ou serviços colocados à disposição do públ...

22/08/2022 - Por
É possível a exclusão do ICMS-ST da base de cálculo do PIS/COFINS devido pelo contribuinte substituído?

Inicialmente cabe fazer uma breve consideração sobre o ICMS (imposto de circulação de mercadorias) que tem como fato gerador a...

09/08/2022 - Por Gabriela Campos dos Reis
Breves apontamentos acerca da interrupção da prescrição aquisitiva

O presente parecer se justifica em razão de caso prático submetido à análise do escritório.Trata-se de ação de usucapião e...

13/07/2022 - Por Felipe Probst Werner
A obrigatoriedade do quadro-resumo para imóveis prontos vendidos por incorporadores

Incorporações imobiliárias são tidas como uma conjunção de contratos e processos voltados para a construção e comercializa...

24/06/2022 - Por
Alterações na legislação sobre o serviço de atendimento ao consumidor - SAC

O presente parecer visa abordar o Decreto n. 11.034/2022 e verificar as modificações acerca do Serviço de Atendimento ao Consum...

26/05/2022 - Por
Peculiaridades sobre a impenhorabilidade do bem de família

A penhora é um instituto típico do processo de execução, que consiste na apreensão e depósito de um bem para garantia da sat...

25/05/2022 - Por Syndel Almeida Silveira
Direito das famílias: O pedido de partilha de bens está sujeito à prescrição?

Atualmente o regime legal de bens é o da comunhão parcial, que dispõe que o patrimônio adquirido na constância do casamento, ...

13/05/2022 - Por Gabriela Campos dos Reis
Comentários a cerca das recentes modificações promovidas no Código Florestal Brasileiro

Ao final do ano de 2021, mais precisamente no dia 30 de dezembro, foi publicada a Lei n. 14.285, que modificou, entre outras legis...

09/05/2022 - Por
O diferencial de alíquota do ICMS e o princípio da anterioridade

Em meados de fevereiro de 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF), através do RE 1287019/DF com repercussão geral do Tema 1.093, ...

02/05/2022 - Por Veridiana Toczeki Santos
Esclarecimentos sobre a renúncia aos direitos hereditários que cause insolvência do herdeiro

A renúncia dos direitos hereditários é negócio jurídico unilateral, direito potestativo do sucessor, previsto no art. 1.806&n...

02/05/2022 - Por Ariany Cristini dos Santos
Representação comercial autônoma e vendedor externo empregado - Trabalhadores situados na zona Grise

A Lei nº 4.886/65, que regula as atividades dos representantes comerciais autônomos, conceitua a profissão da seguinte forma:''...

02/05/2022 - Por Felipe Probst Werner
Os efeitos da resolução de contrato de permuta de imóvel por área a ser construída

 Dentro do direito imobiliário, um dos contratos de grande complexidade e sujeito a grandes riscos de inadimplemento é aque...

02/05/2022 - Por Talita Pedrosini
A impossibilidade de cumular a aplicação de multa compensatória e multa moratória no término do contrato de locação

Contrato de locação é documento pelo qual se formaliza a negociação entre locador e locatário para permitir o uso de determ...

10/12/2021 - Por Veridiana Toczeki Santos
A modulação dos efeitos pelo STJ do Tema 809 sobre partilha de bens em inventário

É de conhecimento geral que o STF declarou a inconstitucionalidade da distinção de regimes sucessórios entre cônjuges e compa...

26/11/2021 - Por
É possível a utilização de forma ininterrupta do sistema SISBAJUD do início ao fim da execução?

Os processos de execução e cumprimento de sentença que tenham por fim a obrigação de pagar quantia certa tramitam com o objet...

12/11/2021 - Por Syndel Almeida Silveira
O imóvel adquirido na constância com casamento com recursos particulares e sua comprovação

O presente parecer tem o objetivo de analisar se o imóvel adquirido com recursos particulares na constância do casamento integ...

31/10/2021 - Por Gabriela Campos dos Reis
Venda fracionada e a (i)legalidade de sua negativa ao consumidor

A venda fracionada de produtos era prática muito comum antigamente, porém cada vez mais está em desuso.Fica fácil de imaginar...

18/10/2021 - Por Ariany Cristini dos Santos
Decisão do STF sobre a inclusão de empresa que integra grupo econômico no polo passivo da execução trabalhista

Sabe-se que a Consolidação das Leis do Trabalho prevê a responsabilidade solidária das empresas que integram grupo econômic...

27/09/2021 - Por Felipe Probst Werner
A reintegração de posse dentro da resolução da promessa de compra e venda

Sabe-se da grande utilidade da promessa de compra e venda para perfectibilização de negócios jurídicos de bens imóveis que en...

06/09/2021 - Por Talita Pedrosini
A possibilidade da flexibilização das cláusulas restritivas ao direito de construir em loteamentos, pelo poder público

Atualmente a insuficiência de infraestrutura nas cidades, para atender as necessidades da população, como por exemplo a escasse...

23/08/2021 - Por
Da (im)possibilidade da cumulação de indenização por danos morais nos embargos de terceiro

Inicialmente é importante ressaltar que somente as partes que integram a lide processual é que podem sofrer com as decisões pro...

09/08/2021 - Por Syndel Almeida Silveira
Partilha de bens no regime da separação obrigatória quando um dos cônjuges tem mais de 70 anos

 Este parecer jurídico tem o objetivo de analisar o regime da separação obrigatória quando um dos cônjuges tem mais de 7...

26/07/2021 - Por Gabriela Campos dos Reis
Garantia em produtos usados: existe ou não?

O Código de Defesa do Consumidor garante o prazo de 30 e 90 dias para reclamação de vícios aparentes ou de fácil constataç...

12/07/2021 - Por Ariany Cristini dos Santos
Fases de formação do contrato de trabalho e promessa de emprego

O contrato de trabalho, antes de formalizado, possui fases de formação, também chamado de período pré-contratual, momento e...

28/06/2021 - Por
Análise do requisito socioeconômico previsto na lei 14.176 de 22 de junho de 2021 para acesso ao benefício de prestação continuada

O Benefício de Prestação Continuada está previsto na Lei Orgânica de Assistência Social, Lei nº 8.742, de 7 de dezembro d...

21/05/2021 - Por Veridiana Toczeki Santos
Da possibilidade de realização de inventário extrajudicial mesmo diante da existência de testamento

Após a morte de um ente familiar que deixou bens a inventariar, é comum que os herdeiros busquem resolver as indivisões de form...

03/05/2021 - Por
A (im)possibilidade do condomínio edilício proibir a locação por temporada via aplicativo

Está cada vez mais arraigado na nossa sociedade as ferramentas tecnológicas, muitas vezes trazendo comodidades para nossas neces...

22/04/2021 - Por Syndel Almeida Silveira
Comunhão parcial de bens e a (in)comunicabilidade da previdência privada aberta

O objetivo do presente parecer jurídico é esclarecer se a previdência privada é considerada patrimônio comum do casal e comun...

09/04/2021 - Por Talita Pedrosini
A impossibilidade de cobrança de despesas decorrentes de avarias em imóvel alugado por meio de processo de execução.

A Lei do Inquilinato1  dá os ditames ao bom andamento das relações entre locadores e locatários. A legislação mencionad...

23/03/2021 - Por
Segurado da previdência social deve devolver valores recebidos indevidamente se não comprovada sua boa-fé

Após a adoção de uma postura mais fiscalizatória por parte da Previdência Social, ficou muito mais evidente que não são rar...

19/03/2021 - Por Ariany Cristini dos Santos
Desconto salarial em caso de dano causado pelo empregado

O princípio da intangibilidade salarial veda qualquer desconto que não esteja previsto em lei, é o que se compreende do artigo ...

08/02/2021 - Por Felipe Probst Werner
Qual o critério para apurar o valor do bem levado à colação e sua relação com a doação inoficiosa.

A doação é contrato benéfico que culmina por acrescentar patrimônio ao donatário em detrimento de uma diminuição patrimoni...

25/01/2021 - Por Veridiana Toczeki Santos
Comentários sobre a sobrepartilha extrajudicial

É bastante comum que os herdeiros, após finalizado o inventário, se deparem com bens que não foram partilhados, pois só chega...

11/12/2020 - Por Syndel Almeida Silveira
O arbitramento de aluguel de imóvel ocupado exclusivamente por um dos cônjuges após o desfazimento do matrimônio

O presente parecer jurídico tem o objetivo de analisar a jurisprudência do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e do Superior ...

03/12/2020 - Por Talita Pedrosini
A possibilidade do recebimento de benefício de pensão por morte por ex-cônjuge que renunciou aos alimentos

Inicialmente faz-se necessário uma abordagem conceitual a respeito do benefício de pensão por morte. A pensão por morte é o b...

23/11/2020 - Por
Penhora de valores em conta corrente conjunta

A possibilidade de penhora de dinheiro, em espécie ou depositado em conta bancária, está prevista no art. 385, I, do Código de...

23/10/2020 - Por Talita Pedrosini
Responsabilidade Civil decorrente de ruptura de noivado

Inicialmente faz-se necessário uma abordagem conceitual a respeito de responsabilidade. A palavra responsabilidade traz consigo a...

08/10/2020 - Por Ariany Cristini dos Santos
Competência para processar e julgar controvérsia envolvendo relação de trabalho lato sensu – decisão do STF no Recurso Extraordinário n.º 606.003

O Supremo Tribunal Federal, no julgamento do Recurso Extraordinário 606.003, reconheceu a competência da Justiça Comum para pro...

08/10/2020 - Por Felipe Probst Werner
Há impenhorabilidade do bem de família do fiador da locação comercial?

Muito bem se sabe que no Brasil a Lei 8.009/90 traz disposições sobre a impenhorabilidade de bens do devedor quando o mesmo é c...

24/09/2020 - Por Veridiana Toczeki Santos
Observações sobre a pena referente aos bens sonegados na sucessão

Objetivando evitar a omissão de bens do espólio, que é o conjunto de bens, direitos e deveres do falecido, nosso Código Civil ...

09/09/2020 - Por Syndel Almeida Silveira
A (im)possibilidade de partilha de valores auferidos a título de FGTS na comunhão parcial de bens

O presente parecer tem o objetivo de analisar se é possível a partilha de valores provenientes do FGTS na comunhão parcial de b...

06/08/2020 - Por Ariany Cristini dos Santos
Alteração da modalidade de trabalho presencial para teletrabalho por tempo indeterminado - medida para enfrentamento dos impactos decorrentes da pandemia do COVID-19

Como medida para o enfrentamento da pandemia causada pelo Covid-19, a Medida Provisória 927/2020 previa que durante o estado de c...

23/07/2020 - Por Syndel Almeida Silveira
A (in)dispensabilidade de autorização do cônjuge para o divórcio

O presente parecer tem o objetivo de esclarecer se é indispensável a autorização do cônjuge para a realização do divórcio ...

20/07/2020 - Por
Restituição de contribuições previdenciárias pagas acima do teto do INSS

Todo empregado ou trabalhador que exerce atividade remunerada é segurado obrigatório da previdência social e deve verter contri...

16/06/2020 - Por Felipe Probst Werner
Condomínio edilício e a covid-19

O condomínio edilício é uma ficção criada pelo homem a fim de conseguir atribuir direitos e responsabilidades a um emaranhado...

05/06/2020 - Por Veridiana Toczeki Santos
A possibilidade da realização do testamento particular simplificado em tempos de pandemia

Como sabemos, é importante que se possa discutir com tranquilidade sobre transferência do patrimônio da família aos sucessores...

07/05/2020 - Por Felipe Probst Werner
A negativação do nome do consumidor e a inadimplência contumaz nos contratos de trato sucessivo

Quando inadimplida uma obrigação por parte do consumidor, surge para o fornecedor o direito de negativá-lo, lançando no banco ...

24/04/2020 - Por Talita Pedrosini
Medida Provisória 931/2020 e as Assembleias Gerais Ordinárias nas Sociedades Anônimas em tempos de Covid-19

A Medida Provisória 931/2020, publicada em 30/03/2020, possibilita o adiamento da realização das assembleias gerais ordinárias...

15/04/2020 - Por
O surto do coronavírus e os impactos na incorporação imobiliária

A pandemia da COVID-19 já refletiu impactos em inúmeras empresas e as medidas adotadas pelos governos para conter o aumento de n...

08/04/2020 - Por
Breve análise da força maior e Fato do Príncipe nas relações trabalhistas diante da pandemia da COVID-19

Diante da pandemia causada pelo Coronavírus (Covid-19) e o estado de calamidade pública que se instaurou no Brasil, diversos Est...

06/04/2020 - Por Felipe Probst Werner
COVID-19 e as locações imobiliárias

Em tempos de grave crise como a que vivemos é comum que as empresas repensem suas despesas e tentem frear os seus gastos. Desta f...

04/04/2020 - Por Ariany Cristini dos Santos
COVID-19 e a MP 936/2020 – Medidas trabalhistas para o enfrentamento da crise

A Medida Provisória 936/2020, que entrou em vigor em 1º de abril de 2020, institui o Programa Emergencial de Manutenção do Emp...

03/04/2020 - Por Felipe Probst Werner
COVID-19 e as atividades escolares

Diante da necessidade de distanciamento social imposta pela Administração Pública e a compulsória cessação das atividades es...

24/03/2020 - Por
Prorrogação da licença-maternidade no caso de parto prematuro

A licença-maternidade está prevista no artigo 392 da Consolidação das Leis do Trabalho. Já o salário-maternidade, que é pag...

21/02/2020 - Por Felipe Probst Werner
Taxas condominiais e o enriquecimento sem causa

As taxas condominiais são aquelas vertidas pelos condôminos de determinado condomínio edilício com o objetivo de arcar com os ...

06/02/2020 - Por Veridiana Toczeki Santos
Testamento Vital – Disposição sobre questões existenciais

Apesar de ainda pouco utilizado no Brasil, além da possibilidade de se testar em vida sobre a parte disponível do patrimônio do...

24/01/2020 - Por Talita Pedrosini
Contratos de Franquia Empresarial

O contrato de franquia empresarial rege um sistema no qual o franqueador outorga ao franqueado o direito de usar sua marca e sua t...

13/12/2019 - Por Ariany Cristini dos Santos
Contrato de trabalho verde e amarelo – o que prevê a Medida Provisória 905/2019?

A Medida Provisória n.º 905, de 11 de novembro de 2019, instituiu o Contrato de Trabalho Verde e Amarelo, que consiste em uma mo...

24/11/2019 - Por Felipe Probst Werner
Férias frustradas

É muito comum que antes de sair em férias, uma pessoa passe dias ou meses planejando uma viagem para que possa usufruir da melho...

30/10/2019 - Por Felipe Probst Werner
Duty to mitigate the loss – o dever de mitigar o próprio prejuízo

De início, faz-se necessário afirmar que o princípio da reparação integral norteia a responsabilidade civil.O art. 944 do Có...

15/10/2019 - Por Ariany Cristini dos Santos
A reforma trabalhista e a configuração de grupo econômico

Sabe-se que, mesmo antes da reforma trabalhista, a Consolidação das Leis do Trabalho já previa a responsabilidade solidária da...

16/09/2019 - Por Felipe Probst Werner
A Desconsideração da Personalidade Jurídica em foco

É sabido que o direito brasileiro adota a teoria da distinção patrimonial entre sócios e sociedade. Assim, as dívidas origina...

13/08/2019 - Por Veridiana Toczeki Santos
Da utilização indevida do nome de marca e suas consequências

O presente parecer visa esclarecer o que seria a utilização indevida do nome de marca e suas respectivas consequências, objetiv...

11/07/2019 - Por
A prevalência da convenção e acordo coletivo de trabalho sobre a CLT - o que pode ser negociado?

A chamada Reforma Trabalhista, realizada através do advento da Lei 13.467 de 2017, entre outras mudanças significativas, trouxe ...

24/06/2019 - Por Felipe Probst Werner
Adimplemento substancial nos contratos de alienação fiduciária regidos pelo Decreto-Lei 911/69

A alienação fiduciária em garantia estabelece uma propriedade resolúvel em nome do credor enquanto o devedor permanece na poss...

20/05/2019 - Por Felipe Probst Werner
Polêmica na convenção condominial – vedação de animais

Em razão do adensamento populacional das grandes cidades o ser humano não teve alternativa à construção de casas empilhadas u...

15/04/2019 - Por Veridiana Toczeki Santos
Verbas indenizatórias pagas pelo empregador e a incidência de contribuição previdenciária após a Reforma Trabalhista

O presente parecer visa esclarecer e relacionar as verbas indenizatórias pagas pelo empregador e a incidência ou não de contrib...

30/01/2019 - Por Felipe Probst Werner
A Lei do Distrato e suas consequências nas promessas de compra e venda de lotes

Não são poucos os comentários feitos por renomados juristas às substanciais e até controversas alterações trazidas pela Lei...

30/01/2019 - Por Felipe Probst Werner
Do conflito positivo de competência para suspender a execução trabalhista em face de empresa em recuperação judicial

A ação de conflito de competência é amplamente aplicada aos mais variados tipos de situações processuais.É certo que, por v...

22/10/2018 - Por Felipe Probst Werner
Peculiaridades do instituto da fraude à execução fiscal

A Fazenda Pública conta com ação executiva específica para a cobrança de seus créditos - execução fiscal - disciplinada pe...

03/10/2018 - Por Veridiana Toczeki Santos
Algumas considerações sobre contribuições para entidades sindicais pelos empregadores

Como é de conhecimento geral, visando privilegiar a liberdade associativa, a Reforma Trabalhista, através da Lei 13.467/2017, p...

18/07/2018 - Por Veridiana Toczeki Santos
Reforma Trabalhista – Aspectos Importantes em Relação ao Direito Material

O presente parecer visa abordar as principais mudanças em relação ao direito material, introduzidas pela Lei 13.467/2017, a qua...

11/07/2018 - Por Felipe Probst Werner
Alteração de grades curriculares no ensino superior - direitos x deveres da Instituição de Ensino

Sabe-se que os cursos em instituições de ensino superior são de longo prazo e como é peculiar nestes tipos de contrato, possí...

13/06/2018 - Por Felipe Probst Werner
Estorno de comissões do vendedor de consórcios em caso de inadimplência ou desistência

Sabe-se que o atual entendimento do Tribunal Superior do Trabalho é de que, uma vez concluída a operação comercial por parte d...